A acreditação da língua portuguesa através dos exames NEWL contribui para valorizar os conhecimentos no idioma e garante a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos da América.
A 2.ª edição do Exame de Português National Examinations in World Languages (NEWL) foi realizada a nível nacional nos Estados Unidos da América, de através de um teste online. O número de alunos inscritos no exame NEWL de Português foi quatro vezes superior ao registado no ano transato, que foi também o do lançamento deste exame.
«Um crescimento bastante significativo, tendo em conta que este é ainda um exame relativamente recente nos EUA, e promissor, na perspetiva da desejada consolidação deste processo», realça o Instituto Camões.
Segundo informações dos serviços competentes da American Councils for International Education, regista-se que o maior número de inscrições se verificou nos Estados de Massachusetts (70) e de Nova Jérsia (90), onde estão sedeados os dois gabinetes da CEPE-EUA, tendo-se verificado 16 inscrições de uma escola no Estado da Flórida.
No âmbito do Memorando de Entendimento celebrado em janeiro de 2018 entre o Instituto Camões e a American Councils for International Education, cerca de 40 alunos beneficiaram da verba anual de 2.000 Euros, que serviu para custear as propinas de estudantes portugueses ou luso-americanos que se candidatassem ao Exame de Português NEWL. A restante verba será utilizada para apoiar a participação de professores de português nas oficinas/workshops de desenvolvimento profissional promovidos pela AC/NEWL, que terão lugar em setembro de 2018.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta