Pequim em contagem decrescente para os Jogos Paralímpicos de Inverno 2022

Pequim está oficialmente em contagem decrescente para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022.

A capital chinesa realizou, esta quarta-feira, a cerimónia que marca o início da contagem decrescente, de 100 dias, para os Jogos, revelando a “rota de transmissão” da tocha paralímpica. O evento teve lugar no Centro Aquático Nacional, conhecido como “Cubo de Água”, usado durante as olimpíadas de verão de 2008 e convertido no “Cubo de Gelo” para a edição de inverno do próximo ano.

Cai Qi, secretário do comité municipal de Pequim, e presidente do comité Organizador para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, adiantou que estes jogos serão organizados e realizados “da mesma forma que os Jogos Olímpicos”, e que a China se comprometerá em concretizar “uns Jogos verdes, inclusivos, abertos e limpos”.

“Pequim 2022 oferecerá um serviço caloroso aos participantes de todo o mundo, com a realização de umas olimpíadas simples, seguras e esplêndidas, aproveitando os Jogos Paralímpicos de Inverno 2022 como uma oportunidade para integrar toda a sociedade no cuidado de pessoas com deficiência, encorajando-os na busca de uma vida melhor”, referiu o responsável.

Zhang Jiandong, vice-presidente do comité organizador, revelou que a entrega da tocha paralímpica de Pequim 2022 (com cerca de 600 portadores) será realizada de 2 a 4 de março do próximo ano, nas três zonas de competição: Pequim, Yanqing e Zhangjiakou.

Com o slogan “Saúde, Alegria e Energia”, a transmissão da tocha paralímpica visa “incentivar as pessoas com deficiência em todo o mundo a praticar desportos de inverno e a abraçar um futuro promissor”, destacou.

Durante a cerimónia que marcou o arranque da contagem decrescente, foram lançados os manuais de Serviços para Pessoas com Deficiência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim 2022 e o Manual de Serviços para Atletas e Oficiais de Equipa (Braille e Letras Grandes), com “avisos, programação de eventos e informações para os atletas”.

As moedas comemorativas dos Jogos Paralímpicos de Inverno da capital chinesa foram apresentadas, também na quarta-feira, e representantes de atletas, voluntários e entusiastas dos desportos de inverno, celebraram a ocasião com danças, canções, e pinturas temáticas alusivas aos Jogos Paralímpicos de Inverno.

 

Exit mobile version