Repositório Científico da CPLP será lançado em dezembro

Vai ser lançado, no dia 2 de dezembro, o Repositório Científico / Portal de Acesso Aberto da CPLP, projeto que visa promover, fomentar e impulsionar a edificação do “Espaço do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP”.

Com a construção deste Repositório, “garantem-se condições para estimular o aproveitamento do potencial das TIC ao serviço da CPLP, através da disponibilização de softwares livres e acervos bibliográficos do acesso à produção científica”, refere a organização.

O Repositório Científico resulta de uma deliberação da VI Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, realizada a 15 de abril de 2014, em Maputo, com o objetivo geral de promover, fomentar e impulsionar a edificação do “Espaço do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP”.

O projeto tem uma abrangência comunitária permitindo aos Estados-Membros a sua utilização, “mesmo aos que não dispõem de repositório científico nacional”, bem como o apoio à construção de repositórios nacionais.

Foi em 2013 que os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP inscreveram a criação do Repositório como uma ação “prioritária para a consolidação da comunidade académica e científica da CPLP”.

Assim, decidiram promover esforços no sentido de construir o repositório científico de língua portuguesa ou interligar os repositórios científicos nacionais existentes e “conceber uma estratégia de formação pós-avançada de cientistas da CPLP”.

Um ano depois, em 2014, tal desiderato foi realçado novamente em reunião ministerial, sendo destacada a importância de “identificar e promover ações conjuntas para a qualificação académica, científica e tecnológica de recursos humanos dos Estados membros da CPLP (…) e através da facilitação do acesso livre aos repositórios científicos dos Estados membros”.

O lançamento do Repositório Científico da CPLP / Portal de Acesso Aberto da CPLP vai ser realizado em formato virtual, no próximo dia 2 de dezembro, pelas 14h30, e poderá ser acompanhado através da plataforma ZOOM e também em direto no  canal de Youtube da CPLP.

Exit mobile version