Transmitido ao vivo da prestigiada sala de concertos Musikverein, em Viena, o Concerto do Ano Novo é uma das emissões com maior audiência em vários países, dos quase 100 que o transmitem, alcançando mais de 20 milhões de espectadores só na Europa.
Em Portugal, a apresentação do concerto, que tem início às 10h15, na RTP, estará a cargo de André Pinto, com produção de
Susana Valente.
Em cada ano, a orquestra apresenta um programa musical diferente, com obras do vasto repertório da família Johann Strauss e seus contemporâneos sob a batuta dos maestros mais prestigiados do mundo.
Todos os anos, a Orquestra Filarmónica de Viena – o embaixador musical mais importante da Áustria – apresenta o seu Concerto de Ano Novo, uma tradicional oferta ao mundo trazendo o espírito de esperança, amizade e paz.
Este ano a televisão austríaca – ORF transmite este “concerto dos concertos” pela 63ª vez, e nesta edição para quase 100 países e com uma audiência de mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Este ano, o Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena é dirigido, pela terceira vez, pelo maestro Daniel Barenboim, que completou 80 anos em novembro. A sua primeira colaboração como regentes desta Orquestra data de 1989, contudo a sua ligação remonta a 1965, numa atuação como pianista.
Já dirigiu também os Concertos de Ano Novo de 2009 e 2014.
Este ano, os vídeos intercalares transmitidos pela televisão têm como tema o “Património Mundial”, celebrando o 50º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO, que protege locais de património cultural e natural de valor universal excecional.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta