China lança novo comboio de alta velocidade para os Jogos Olímpicos de Inverno

O novo comboio de alta velocidade é capaz de atingir velocidades de quase 350 quilómetros por hora e transportar 564 passageiros por viagem nas suas oito carruagens.

Numa típica viagem de comboio expresso entre Pequim e Zhangjiakou demora-se, em média, três horas. Com o novo comboio de alta velocidade, a mesma viagem de quase 174 quilómetros é realizada em apenas 50 minutos.

Segundo a imprensa chinesa, tanto o exterior como o interior do comboio contam com decorações alusivas ao evento. Há também zonas reservadas para participantes estrangeiros com compartimentos especiais para os equipamentos que transportam.

Recorde-se que, com as regras de segurança do evento no contexto da pandemia de COVID-19, os participantes estrangeiros terão de ficar separados da população local.

O novo comboio de alta-velocidade está “equipado” com um estúdio de transmissão com ligação 5G, que pode ser usado para transmissões por órgãos de comunicação social durante a cobertura do evento e que já foi “estreado” pela emissora local CGNT.

No ano passado, a China inaugurou aquele que se afirma como “o comboio mais rápido do mundo”. Desenvolvido pela China Railway Rolling Stock Corporation (CRRSC), o comboio fabricado na cidade de Qingdao será capaz de atingir uma velocidade máxima de 600 quilómetros por hora.

Exit mobile version