Ao longo destes anos, congratulamo-nos pela postura ativa que sempre tivemos, sem apoios nem ajudas, na ligação entre o país e as comunidades portuguesas em todo o mundo, na afirmação da diáspora portuguesa, na consolidação do espaço da lusofonia, mas sobretudo no reconhecimento do papel fundamental que a emigração portuguesa desempenha na afirmação de Portugal, da Cultura e da Língua portuguesa.
Com o passar dos anos, a forma de comunicar e informar evoluiu e o perfil dos novos emigrantes também, pelo que se justifica uma adaptação do projeto à realidade atual, aproveitando também a oportunidade para o alargar ao espaço dos países de expressão portuguesa e respetivas comunidades no estrangeiro.
Hoje são cada vez mais as pessoas que têm a Internet como a sua fonte primária de informação partilhada no online, criando laços de união no espaço virtual e nas redes sociais. Também os jornalistas já não são os intermediários quase exclusivos da informação. Hoje o jornalismo não é apenas dar a conhecer ao público as últimas notícias, é cada vez mais ajudar o público a mover-se no imenso mar de informação que o rodeia, ajudá-lo a interpretar e a compreender.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
O projeto editorial que agora se inicia com a nova marca Comunidades Lusófonas, está assente numa nova multiplataforma de comunicação com informação diária – www.comunidadeslusofonas.pt – e na edição mensal da revista Comunidades Lusófonas (em formato digital e, quando se justifique, também impressa), adaptada às novas circunstâncias, bem como na utilização das redes sociais Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter e YouTube.
ESTE PROJETO CONTINUA A SER AUTÓNOMO E INDEPENDENTE, FORA DOS GRUPOS DE PRESSÃO, POLÍTICOS, ECONÓMICOS OU DE COMUNICAÇÃO EXISTENTES, FOCANDO-SE NO QUE MAIS LHE INTERESSA (…) A DEFESA DE UM ESPAÇO LUSÓFONO MELHOR, PROMOVENDO A LÍNGUA PORTUGUESA
Este projeto continua a ser autónomo e independente, fora dos grupos de pressão, políticos, económicos ou de comunicação existentes, focando-se no que mais lhe interessa: informar de forma independente, diferente, mais exigente e mais respeitadora da inteligência dos nossos leitores, pautando-se pelo rigor, profissionalismo e isenção da sua informação, mas também de livre exercício crítico na defesa de um espaço lusófono melhor, promovendo a Língua Portuguesa, um valioso património falado por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo.