O Alentejo convida a recuar mais de 2 mil anos e celebrar a tradição ancestral dos Vinhos de Talha com produtores de todo o mundo.
É durante os meses de novembro e dezembro que ocorre tradicionalmente a abertura das talhas e se cruza este vinho ancestral com os sabores tradicionais do Magusto.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reuniu alguma das opções disponíveis para que a região esteja na agenda de todos os que apreciam um dos ex-líbris da região e de Portugal: o Vinho de Talha.
Portugal, mais precisamente o Alentejo, é um dos únicos lugares no mundo a manter a tradição da talha, tendo preservado até aos dias de hoje o processo de vinificação desenvolvido pelos Romanos há mais de dois mil anos. Este vinho, que faz parte do ADN do Alentejo, distingue-se essencialmente pelo facto de fermentar de modo ancestral e espontâneo na talha – através do contacto com o barro –, ao invés de em cubas, o que lhe confere características únicas.
O Vitifrades, também conhecido como “Festas Báquicas” é um evento de promoção do Vinho de Talha, que decorre em Vila de Frades, considerada a capital deste tipo de vinho.
Este ano, as festividades estão agendadas para os dias 10, 11 e 12 de dezembro, organizadas pela Associação de Desenvolvimento Local Vitafrades e pretendem promover o Vinho de Talha no Alentejo e no país.
As atividades do Mês do Vinho, que decorrem durante os meses de novembro e dezembro em Cuba, Borba, Vidigueira, terminam em Vila de Frades com chave de ouro, a 11 de dezembro com o evento TALHA DOC.
A iniciativa arranca com uma conferência sobre a tradição da talha e termina com uma mostra e prova de Vinhos de Talha certificados pela CVRA.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta