De acordo com o Diário de Notícias, o Governo açoriano e duas instituições culturais do Estado de Santa Catarina, no Brasil, destacaram as ações culturais e escolares como «linha condutora» da estratégia de reforço naquele Estado brasileiro.
Em declarações aos jornalistas, Rui Bettencourt, secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, afirmou que considera que o Estado de Santa Catarina é «particularmente importante» para os Açores, salientando que habitam naquela região brasileira vários «açorianos e açorianas de grande ligação» ao arquipélago português.
Rui Bettencourt esteve reunido, em Ponta Delgada, com a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, e a superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis “Franklin Cascaes”, Soeli Maria Pereira. Sobre este encontro, o secretário regional Adjunto considerou que se tratam de duas instituições culturais de «grande dimensão e importância» em Santa Catarina, destacando que a importância da educação para reforçar a «açorianidade» naquele estado brasileiro.
Rui Bettencourt também referiu a importância dos intercâmbios económicos, que considera que necessitam de ser reforçados, principalmente a nível do turismo, mas sublinhou que a questão «cultural e identitária açoriana é muito importante».
Também Roseli Maria Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis “Franklin Cascaes”, considera importante potenciar os «intercâmbios culturais» entre o arquipélago e o Estado brasileiro de Santa Catarina.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta