O Governo português mostra-se disponível para discutir com os EUA ideias para as Lajes.
O presidente do Governo Regional dos Açores afirmou que o arquipélago encara o estudo de novas possibilidades para a Base das Lajes, na ilha Terceira, de “espírito aberto”, destacando, porém, que há questões por resolver, nomeadamente a ambiental.
“Encaramos o estudo de novas possibilidades de espírito aberto, mas temos de ter consciência que temos ainda questões por resolver em relação à atual situação da Base das Lajes”, referiu Vasco Cordeiro, à margem de uma audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva não quis comentar o processo negocial com os Estados Unidos sobre a Base das Lajes, mas admitiu a possibilidade de se avançar para “novas dimensões” na cooperação bilateral, aproveitando estruturas existentes.
“Estamos evidentemente disponíveis para ver com os Estados Unidos quais são essas novas dimensões, que sejam de interesse recíproco para ambos os países”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Para o chefe do Executivo açoriano, “o assunto Base das Lajes não está ainda resolvido”.
“Por muitas utilizações que possamos falar, temos todos de ter consciência que há questões atuais que ainda não estão resolvidas, nomeadamente a questão ambiental”, vincou Vasco Cordeiro.
Foto em destaque ©João Toste
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta