A partir de hoje, o Aeroporto Internacional da Madeira passa a chamar-se Aeroporto Internacional da Madeira/Cristiano Ronaldo.
A Madeira, terra natal de Cristiano Ronaldo, vai realizar uma cerimónia para rebatizar o aeroporto local em homenagem ao filho da terra e lenda do futebol internacional.
Esta cerimónia aproveita a presença do futebolista na ilha, no âmbito da deslocação da seleção nacional para o jogo amigável com a Suécia, contando com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do chefe do Governo, António Costa, dos responsáveis do executivo madeirense, da família do jogador e de cerca de 250 convidados.
No aeroporto vão passar a estar um busto (na placa) e duas figuras luminosas com a face e o nome do futebolista (nas fachadas norte e sul), da autoria de um escultor da região. As peças vão ser descerradas durante a cerimónia.
Durante 15 dias, na zona da gare, vai estar também uma exposição com 60 caricaturas de CR7 (nome pelo qual Ronaldo é também conhecido).
Anúncio não foi bem recebido
A 22 de julho de 2016, durante a inauguração do hotel Pestana CR7, no Funchal, o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, surpreendeu os presentes anunciando que o aeroporto da ilha da Madeira passaria a ter o nome do jogador madeirense.
A cerimónia de mudança do nome esteve inicialmente prevista para o final do ano, mas acabou por ser adiada.
Esta alteração do nome do aeroporto da Madeira chegou a gerar uma troca de palavras entre os executivos nacional e regional. No início de março, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o Governo “não foi formalmente consultado” sobre a questão da atribuição do nome de Cristiano Ronaldo à infraestrutura.
Miguel Albuquerque reagiu argumentando que “o aeroporto é propriedade da Região Autónoma da Madeira” e que a discussão “não tinha nem pés nem cabeça”.
O aeroporto da ilha da Madeira foi inaugurado a 08 de julho de 1964, com uma extensão de 1.600 metros, pelo então Presidente da República, Américo Thomaz.
A 01 de fevereiro de 1986, depois de uma obra que durou cerca de quatro anos, foi ampliado para 1.800 metros.
A 15 de setembro de 2000, atingiu os 2.781 metros que tem presentemente, o que representou um investimento de 500 milhões de euros, com comparticipação comunitária e do Banco Europeu de Investimentos e da região.
Este aeroporto, na zona leste da ilha da Madeira, está sobretudo implantado no concelho de Santa Cruz (aerogare, área administrativa e comercial e estacionamentos) e no município de Machico (parte da extensão da pista construída em laje sobre o mar, através de 180 pilares assentes em fundações que atingem os 70 metros de profundidade).
Site transmite cerimónia em direto
Segundo o Diário de Notícias da Madeira, para todos aqueles que não puderem ir hoje à cerimónia do ‘rebranding’ do Aeroporto da Madeira com o nome Cristiano Ronaldo, foi criado um ‘site’ onde será possível assistir em direto ao evento que terá o craque madeirense em foco.
A página http://cristianoronaldo.tech, que foi divulgada por Ronaldo nas redes sociais, fará uma transmissão em contínuo ao vivo (’streaming live’) e inclui, para já, um vídeo ‘teaser’:
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta