A Aldeia Histórica de Sortelha vai acolher, no dia 17, uma festa do ciclo ’12 em Rede – Aldeias em Festa’, que decorrerá com participação presencial limitada devido à pandemia causada pela covid-19.
A Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal refere em comunicado que a festa vai ter como mote a “mítica lenda do ‘Beijo Sem Fim'”.
“Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
A organização promete “um dia recheado de atividades” e de “surpresas para habitantes e visitantes” da Aldeia Histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda.
Segundo a nota, “o beijo que dá mote à festa não poderá ser trocado este ano, devido à pandemia por covid-19, mas nos olhos das gentes que vivem na Aldeia Histórica estará espelhado o seu afável ‘bem receber’ e o seu amor a Sortelha”.
Devido à pandemia, a participação presencial na iniciativa será limitada, mas a transmissão por ‘live streaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, “permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha”.
A organização adianta que ao longo do dia 17, um sábado, vão decorrer várias atividades que “evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha”.