Almeida recorda segredos das invasões francesas

O segundo evento do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal, decorre entre os dias 18 e 19 de maio. Os visitantes são recebidos com cantos e contos, gastronomia, visitas encenadas, História e estórias, oficinas e muita animação.
A Aldeia Histórica de Almeida recebe o segundo evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que terá como tema central “1810 e os Mistérios da Queda de Almeida: lembrando o Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida e o seu tempo…”.
Durante dois dias, os visitantes de Almeida e os moradores locais vão viajar cerca de 200 anos no tempo, até uma época que marcou esta fortaleza: quando as tropas portuguesas e inglesas fizeram frente aos invasores franceses e dificultaram a sua entrada no território nacional. A resistência terminou com a fatídica explosão do castelo, a 26 de agosto de 1810, que destruiu grande parte da povoação. É esse episódio, e a condenação à morte do Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida, «por cometer fraqueza e mostrar desânimo», que constituem o mote da iniciativa.
A recriação dos factos históricos, mas também as pequenas estórias, reais e imaginárias, e a gastronomia de época, aliada à gastronomia atual, são algumas das atrações do programa dos dois dias, que pode ser consultado aqui.

Exit mobile version