De acordo com um recente inquérito da Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP), sobre o Natal e o Fim de Ano, as recentes restrições levaram a que mais de 80% das empresas tenham sido afetadas com cancelamentos.
Questionadas sobre o cancelamento de reservas logo após o primeiro anúncio de medidas restritivas, apresentadas pelo Primeiro-Ministro no final do mês de novembro, que previam a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação para Restauração e Alojamento e testes para bares e discotecas, a larga maioria das empresas de restauração e similares (88%), e 83% das empresas de alojamento turístico começaram a receber cancelamentos.
No total desta época de Natal e Fim de Ano, 47% das empresas de restauração e 42% do alojamento, registaram cancelamentos em mais de metade das reservas que tinham confirmadas.
Esta foi uma das principais conclusões do inquérito da AHRESP para avaliar o impacto das medidas restritivas no Natal e Fim de Ano, que contou com 557 respostas válidas e representativas dos setores da restauração, similares e do alojamento turístico, em todo o território nacional.
Os principais resultados deste inquérito indicam que, no setor de restauração e bebidas, 88% das empresas registaram cancelamentos de reservas após o primeiro anúncio de medidas restritivas, apresentadas pelo Primeiro-Ministro no final do mês de novembro último, tendo 57% das empresas admitido o encerramento dos estabelecimentos no dia 1 de janeiro. Quanto à faturação, 20% destas empresas registaram quebras superiores a 50% em dezembro, comparativamente ao mesmo mês de 2020.
No que respeita ao alojamento turístico, a percentagem de cancelamentos atingiu os 83%, também aqui resultando numa quebra de faturação superior a 50%.
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