Angola vai passar a ter uma embaixada em Timor-Leste, uma decisão que deriva do facto de o governo de Angola pretender reforçar as relações com os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização de que faz parte, anunciou o ministro das Relações Exteriores de Angola.
O ministro Manuel Augusto disse ao canal noticioso televisivo Euronews que “Timor-Leste tem um papel estratégico tendo em conta a situação geográfica.”
Angola, que vai assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, garantiu ainda que a questão da livre circulação de cidadãos entre os nove membros vai continuar a ser uma das prioridades nos próximos dois anos.
O ministro disse ainda ao Euronews que Angola pretende formalizar este ano a adesão à Commonwealth, organização que reúne os países de língua oficial inglesa, bem como avançar tão rápido quanto possível no processo de adesão à Organização Internacional da Francofonia (OIF).
Disse, no entanto, que no respeita à francofonia, o processo de adesão deverá ter lugar apenas em 2021, quando a organização se reunir em cimeira.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta