Em 2015, segundo a COSEC, o valor seguro no âmbito desta linha foi de cerca de 176 milhões de euros, permitindo vendas de mais de 720 milhões de euros.
O Governo angolano aprovou a inserção de mais dois contratos públicos com uma empresa portuguesa, de quase 74 milhões de euros, na linha de crédito e seguro à exportação portuguesa COSEC, para garantir a continuidade dos projetos.
De acordo com despachos presidenciais de final de março, a decisão resulta da “necessidade de se garantir a continuidade da execução” dos projetos e para que sejam inseridos na Linha de Crédito Angola-Portugal, com recurso ao seguro crédito à exportação da Companhia de Seguro de Créditos (COSEC).
O primeiro desses contratos envolve a reabilitação de um troço de 99 quilómetros da Estrada Nacional 250, entre Luena e Lumeje, na província do Moxico, pelo grupo português M. Couto Alves (MCA), uma empreitada de 30,9 milhões de euros.
A segunda obra, e envolvendo a mesma empresa, será de reabilitação de 114 quilómetros da Estrada Nacional 372, no troço entre Ondjiva e Nautila, na província do Cunene, neste caso por 43 milhões de euros.
Com estas duas obras, elevam-se a cerca de 380 milhões de euros e oito empreitadas o total de contratos aprovados pelo Governo angolano para serem inseridas na COSEC, que ficam dependente do aval do Governo português, que garante a linha.
Angola vive uma crise económica e financeira, decorrente da quebra para metade nas receitas com a exportação de petróleo, o que obriga ao endividamento externo para assegurar a execução das principais obras públicas do país.
Os governos de Angola e de Portugal anunciaram em outubro último que pretendem acelerar a inclusão nesta linha de projetos a desenvolver por empresas portuguesas naquele país, com prioridade para as infraestruturas e Defesa.
Esta linha foi criada pelo Estado Português em dezembro de 2008, no âmbito das medidas destinadas a minimizar os efeitos da crise económica e financeira e apoiar a internacionalização, tendo garantia estatal e gestão exclusiva da COSEC.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta