O projeto do Porto de Cabina, construído pela China Energy Engineering Corporation (CEEC) e um projeto chave no âmbito da Iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, foi inaugurado pelo Presidente de Angola.
A nova estação marítima de passageiros no Porto de Cabinda, em Angola, foi concluída após quase seis anos de construção pela CEEC, iniciada em novembro de 2016.
A obra portuária, que inclui a nova estação marítima de passageiros e um terminal de carga, está prevista para ser concluída e colocada em operação no final deste ano, que visa atender a demanda local de importação e exportação de mercadorias e transporte de passageiros, dinamizando desenvolvimento do turismo.
Nos últimos seis anos, a CEEC garantiu o progresso do projeto, superando dificuldades, incluindo o surto de COVID-19, condições geológicas complexas e outros desafios.
O Presidente de Angola, João Lourenço, disse durante a cerimónia de abertura que “o projeto portuário irá efetivamente potenciar o emprego local, bem como o desenvolvimento económico e social, desempenhando um papel vital no desenvolvimento de Cabinda”.
Entrando no novo ano, a China acelerou a cooperação com os países africanos. No primeiro trimestre de 2022, o volume de comércio entre a China e África atingiu 64,9 mil milhões de dólares, um aumento homólogo de 23,0 por cento, revelaram dados da Administração Geral.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta