O primeiro-ministro português, António Costa, está em Maputo para participar na III Cimeira Luso-Moçambicana, numa visita oficial de dois dias que inclui uma deslocação ao Porto de Maputo e encontros com empresários e com a comunidade portuguesa.
Esta reunião bilateral será a primeira sob a liderança, do lado português, de António Costa – que faz também a sua primeira deslocação oficial a Moçambique como chefe do Governo -, e do lado moçambicano, do Presidente da República, Filipe Nyusi.
António Costa está em Moçambique acompanhado por três ministros – Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Mar, Ana Paula Vitorino – e pelos secretários de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim.
O primeiro-ministro chegou hoje de manhã à capital moçambicana, iniciando o programa com a deposição de coroas de flores primeiro na Praça dos Heróis.
Após a visita ao cemitério, a comitiva segue para a Presidência da República moçambicana, onde António Costa será recebido pelo chefe de Estado Filipe Nyusi, com quem se reune a sós.
Segue-se a reunião plenária presidida por ambos, com uma duração prevista de 45 minutos, que termina com a assinatura de acordos em áreas como administração interna, transportes aéreos e segurança social e declarações à imprensa de António Costa e de Filipe Nyusi, bem como dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países, Augusto Santos Silva e José Pacheco.
À tarde, António Costa visita o Porto de Maputo, onde a Mota Engil e outras empresas portuguesas estão a fazer obras de requalificação, seguindo-se um encontro com empresários portugueses e, à noite, um banquete oficial oferecido pelo Presidente da República de Moçambique em honra do primeiro-ministro, no Palácio presidencial da Ponta Vermelha.
Na sexta-feira (dia 6 de julho) o primeiro-ministro visitará o Museu de História Natural, onde o Instituto Camões apoiou a conservação e restauro do mural “O Homem e Natureza” do artista Malangatana, sendo depois recebido no parlamento moçambicano, onde terá um encontro com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónima Macamo.
Antes de encerrar o seminário empresarial entre os dois países, onde deverão ser assinados mais acordos de âmbito económico, está previsto um passeio a pé de António Costa pelo centro da cidade, passando pelo Mercado Municipal e pela Fortaleza de Maputo, um dos principais monumentos históricos da cidade.
À tarde, Costa visitará o Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF), após o qual se encontrará com a comunidade portuguesa na Escola Portuguesa de Maputo, onde serão condecorados o reitor Jorge Ferrão e o empresário António Jorge Costa.
O último ponto do programa do primeiro-ministro em Maputo é um jantar de retribuição ao chefe de Estado de Moçambique, no histórico Hotel Polana.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta