António Zambujo atua hoje, em Londres, menos de seis meses após o último concerto na capital britânica, para apresentar o álbum mais recente ‘Até Pensei que Fosse Minha’, um tributo ao cantor brasileiro Chico Buarque.
O espetáculo do alentejano António Zambujo terá lugar em Cadogan Hall, uma sala com 950 lugares numa antiga igreja do início século XX que desde 2004 tornou-se num prestigiado espaço para música, sendo residência da Orquestra Filarmónica Real.
‘Até Pensei que Fosse Minha’ foi editado em outubro do ano passado e é inteiramente constituído por composições de Chico Buarque.
O cd apresenta “uma visão muito pessoal” das canções de Chico Buarque, que considera “um dos maiores autores da língua portuguesa”, disse António Zambujo.
A ideia de fazer este disco surgiu num ambiente de tertúlia no Brasil com Chico Buarque, que António Zambujo conheceu pessoalmente há três anos.
“A música brasileira sempre teve um papel muito importante na minha formação enquanto ouvinte e enquanto intérprete. Acho que a qualquer altura iria acontecer uma coisa deste género”, explicou o músico.
O álbum apresenta 16 canções de vários períodos da carreira de Chico Buarque, de ‘Morena dos olhos d’água’ a ‘Até pensei’ – tema do qual é retirado o título do disco -, ambas dos anos 1960, passando por “João e Maria” e ‘Valsinha’, dos anos 1970, e ‘Cecília’, de 1998.
Segundo Caetano Veloso, António Zambujo, “é um jovem cantor de fado que faz pensar em João Gilberto” e “é de arrepiar e fazer chorar”.
Luís Represas e Ruy de Carvalho também atuam em Londres
Luís Represas e Ruy de Carvalho vão atuar no domingo, 23 de abril, num teatro em Londres, num programa que tem por objetivo chegar não só à comunidade portuguesa, mas também capitalizar a visibilidade que Portugal tem no Reino Unido.
A primeira edição de ‘The Ultimate Portuguese Scene’ (TUPS) terá lugar no Leicester Square Theatre, uma sala com 400 lugares, no centro do West End, o bairro dos teatros e cinemas da capital britânica.
O objetivo da organização passa por “mostrar o melhor de Portugal aos ingleses”.
O programa é composto por três espetáculos individuais, o primeiro dos quais, ‘Trovas & Canções’, é protagonizado pelo ator Ruy de Carvalho que recentemente celebrou 90 anos de idade e 75 de carreira.
Segue-se “Bipolar Disorder”, um espetáculo de comédia de Ricardo Vilão, de uma hora totalmente, em inglês, material que tem vindo a desenvolver no último ano de atuações em clubes de ‘stand-up’ em Londres.
O programa fecha com um concerto a solo de Luís Represas, um dos fundadores do grupo Trovante, que terá a particularidade de ser interpretado parcialmente em inglês.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta