Segundo a autarquia, esta tradição secular, que simboliza o fim do jejum da Quaresma, é para manter recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há longos anos.
Arcos de Valdevez foi novamente palco do tradicional desfile de “Bois da Páscoa” e milhares de pessoas voltaram a encher, no dia 18 de marco, as principais artérias da Vila para verem desfilar os melhores exemplares de bovinos criados nos campos e serras deste concelho.
Vinte e nove bovinos, enfeitados a rigor, e cerca de 500 figurantes vestidos à época, com os trajes regionais, desfilaram pela avenida principal de Arcos de Valdevez, reproduzindo um ambiente de festa com música típica da região. Dar continuidade à realização deste desfile não só enaltece as tradições, o mundo rural e os produtos locais, como também contribuiu para dinamizar a economia no concelho, destaca a autarquia.
O tradicional cortejo dos “Bois da Pascoa” é promovido todos os anos pelo Município de Arcos de Valdevez, em parceira com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL.
Manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta