A South-West Archaeology Digs (SWAD), uma equipa internacional de arqueólogos sob a direção científica de portugueses, encontrou no Alentejo vestígios que remetem ao período romano.
Em apenas duas semanas de escavação, a SWAD, encontrou vestígios do período romano no castelo velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo.
Mariana Nabais, arqueóloga que lidera a equipa, refere que «este projeto começou em novembro de 2017 e rapidamente tivemos o apoio de universidades internacionais como a University College London e da University College Dublin. Já descobrimos vestígios muito interessantes do Calcolítico, da segunda Idade do Ferro e Romano Republicano, contribuindo assim para a relevância deste projeto».
Esta universidade situada em Devon, na Inglaterra, pretende sensibilizar a população residente para a valorização patrimonial e assim potencializar a região do Alentejo, captando a atenção do público internacional.
O objetivo da SWAD passa por preparar os alunos convidados de outras universidades, com as ferramentas necessárias para uma boa condução dos trabalhos de campo e laboratório, no âmbito da escavação existindo sempre uma componente prática muito forte.
Estão previstos dias abertos de escavação em que os visitantes poderão ter a experiência de participar ativamente nos trabalhos, manusear e reconstruir os materiais recolhidos.
Quando terminarem as escavações no local, a SWAD tenciona criar uma exposição com todo o material recolhido e organizar um congresso que reúna a comunidade arqueológica no concelho de Moura.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta