A cidade de São Paulo recebeu uma obra de arte de um dos mais reconhecidos artistas plásticos do mundo, o português Bordalo II. A peça, um bicho-preguiça de grandes dimensões, feito de lixo, material descartável e pintura, ficará exposta permanentemente em frente ao Terminal da Lapa, na zona Oeste, uma das regiões mais movimentadas da cidade.
A exposição é parte da programação do evento cultural luso-brasileiro, Experimenta Portugal ’18, promovida pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo há quatro anos. Por meio da sua arte de reciclagem em arte, Artur Bordalo cria, recria, reúne e desenvolve ideias com material em fim de vida e procura relacioná-lo com a sustentabilidade, consciência ecológica e social.
O animal escolhido como objeto de trabalho para a exposição em São Paulo, o bicho-preguiça, é um dos símbolos da Mata Atlântica paulista e uma espécie em risco de extinção. Além deste, Bordalo também desenvolveu um lobo-guará e uma arara, que ficarão no Rio de Janeiro e Campinas, respetivamente.
Na sua 4.ª edição o Experimenta Portugal vai oferecer um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais.
Este evento ilustra o momento de intercâmbio atual entre São Paulo/Brasil e Portugal em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo.A presença de Bordalo II contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do Turismo de Portugal.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta