A retirada da maioria absoluta socialista, a expectativa em relação ao resultado do PSD, a luta pelo terceiro lugar e a possibilidade da entrada de novos partidos no parlamento regional são algumas das incógnitas para a noite eleitoral açoriana.
Os partidos andaram porta a porta, ilha a ilha, ao longo de duas semanas, numa campanha eleitoral, sem jantares comício, a tentar convencer os eleitores dos Açores a participar e votar nas principais eleições da região.
Hoje, sábado 24 é dia de reflexão e amanhã, dia 25, domingo, será o dia em que os açoreanos verão decidido o futuro da política na sua região durante os próximos quatro anos.
Sendo dia de reflexão queremos dar-lhe uma ajuda para melhor entender a sua participação de votante e participar com a sua decisão consciente no futuro que pretende para a sua região:
Estas eleições são importantes para todos os que vivem na Região.
Concorrem a estas eleições os seguintes partidos ou coligações de partidos:
A – Aliança
B.E. – Bloco de Esquerda
CDS-PP – CDS-Partido Popular
CH – CHEGA
IL – Iniciativa Liberal
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
L – LIVRE
MPT – Partido da Terra
PAN – Pessoas – Animais – Natureza
Coligação PCP-PEV – CDU-Coligação Democrática Unitária
PCTP/MRPP – Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
PPD/PSD – Partido Social Democrata
PPM – Partido Popular Monárquico
Coligação PPM.CDS-PP – Mais Corvo
PS – Partido Socialista
Nota: nem todas concorrem a todos os círculos/ilhas.
O que é a Assembleia Legislativa Regional dos Açores?
A Assembleia Legislativa dos Açores, composta, no máximo, por 57 deputados, é o órgão representativo da Região, que faz leis na Região Autónoma dos Açores e que as pessoas devem cumprir. É eleita pelos cidadãos residentes no arquipélago, por sufrágio universal, direto e secreto, de harmonia com o princípio da representação proporcional e realizam-se de quatro em quatro anos.
O que é um Partido Político?
É um grupo organizado de pessoas que têm ideias iguais sobre a forma como devemos ser governados. Essas pessoas querem decidir como é que o Governo vai trabalhar.
Como trabalham os Partidos Políticos?
O Partido Político tem ideias e projetos sobre o que fazer no país ou numa localidade. A estas ideias chamamos Políticas.
A política é o conjunto de ideias sobre como governar ou dirigir um País, uma região ou localidade. Os partidos políticos escolhem quem vai defender as suas ideias em cada ato eleitoral. Os nomes dessas pessoas são postos numa lista. A estes cidadãos e cidadãs chamamos candidatos ou candidatas.
Durante o período eleitoral, os partidos políticos informam as pessoas sobre as suas ideias. Também tentam convencer as pessoas a votar nos seus candidatos e candidatas. Isto é fazer campanha eleitoral.
Quem pode votar?
Só podemos votar quando temos mais de 18 anos. Ninguém nos pode dizer em quem votar. O recenseamento eleitoral é automático e, para confirmar a sua situação eleitoral vá a www.recenseamento.mai.gov.pt e escreva o número do seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade e a data de nascimento. Vai ficar a saber o seu número de eleitor/eleitora e a Freguesia onde está recenseado/recenseada.
Como votar?
No dia da eleição vá até à sua secção de voto. Deve levar o seu Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade. Também pode usar como identificação outro documento com fotografia, por exemplo, o passaporte ou a carta de condução. Se não tiver documento de identificação a mesa da secção de voto ou 2 eleitores podem confirmar a sua identidade.
O boletim de voto.
Neste boletim estão todos os partidos políticos em que pode votar. Vai ter de escolher um partido político da lista. Deve fazer uma cruz no quadrado ao lado do partido em que quer votar. Cuidado para não escrever mais nada no boletim de Voto. Se o fizer, o seu voto não conta.
Depois, dobre o boletim em 4, com a parte escrita para dentro. Entregue o boletim ao/à presidente da mesa, que o vai colocar dentro da urna de voto.
Lembre-se que o voto é secreto. Ninguém pode dizer em quem deve votar. Ninguém o pode obrigar a dizer em quem votou.
Se tiver dúvidas procure esclarecer-se junto da CNE Comissão Nacional de Eleições visitando o site www.cne.pt ou contactando através de E-Mail: cne@cne.pt, telefone 213 923 800, ou fax: 213 953 543