Mais um caso de generosidade por parte das comunidades portuguesas. A aquisição deste equipamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória.
Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho estão em melhores condições para ocorrer a situações emergentes de paragem cardiorrespiratória, vulgo PCR, devido à entrada em funcionamento de dois novos desfibrilhadores automáticos externos. A aquisição deste equipamento, foi possível graças ao financiamento de 6 000 euros por parte da Associação Cultural e Humanitária Bairrada-Luxemburgo, com sede na cidade de Strassen, no Luxemburgo.
“Sem este apoio não seria possível dotar as nossas ambulâncias com desfibrilhadores”, explicam os bombeiros em comunicado. Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho cobrem uma área geográfica de 218 quilómetros quadrados e servem uma população residente de cerca de 13 000 habitantes, número de aumenta consideravelmente no verão e nos períodos de festas anuais.
Os dois equipamentos estão instalados em duas ambulâncias de socorro, uma sediada no Quartel de Vieira do Minho e a outra no Quartel do Posto de Socorro Avançado de Ruivães, que serve a parte nordeste do concelho.
Este equipamento será oficialmente inaugurado e benzido aquando das comemorações dos 77 anos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, que terá lugar no dia 12 de fevereiro de 2017.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta