A jovem autarca lusodescendente Sofia Pereira, de 31 anos, orienta um plano de treino cujo principal objetivo é o aumento do número de mulheres que se candidatam a cargos públicos.
Sofia Pereira iniciou o seu percurso em 2016, na organização She Should Run, dedicada ao apoio de candidaturas femininas. Nessa altura, a iniciativa foi motivada pelas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, sendo que a jovem lusodescendente considera que a vitória de Donald Trump sobre Hillary Clinton marcou um «ponto de viragem», sentindo que era relevante contribuir para que as mulheres pudessem ter uma maior participação no processo político.
Pouco depois, começou a fazer “coaching individual”, sendo que em 2018 foi reeleita para o Conselho de Arcata, no Norte da Califórnia. Atualmente, Sofia Pereira conta que já treinou cerca de 100 mulheres, referindo, em declarações à agência Lusa, que o seu trabalho se foca, principalmente, nos primeiros «estágios de treino» e no apoio à candidatura.
A jovem lusodescendente refere também que o seu treino a mulheres candidatas a cargos públicos é motivada pela sua ideia de um «compromisso pessoal», desvalorizando as suas ambições políticas. Sofia Pereira acrescenta que para além da She Should Run, existem outras organizações que se dedicam ao apoio a mulheres que se queiram candidatar a cargos públicos, dando os exemplos da Emerge California e a The Women’s Campaign School, da Universidade de Yale.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta