Nestes conturbados tempos de pandemia o vírus veio agudizar a nossa solidão. Percebemos no primeiro confinamento que muitos se organizaram para apoiar os que não podiam sair de casa, os mais velhos, fazendo-lhes as compras e confortando-os na sua solidão, por exemplo.
Neste momento as famílias tentam organizar-se para um Natal diferente. Um Natal mais improvisado, porque ninguém sabe o que vai acontecer. Um Natal com sofrimento, pelas mortes provocadas pela Covid-19, mas não só. Um Natal sob o signo do isolamento que afeta bastante a dinâmica familiar, as empresas, a economia e a sociedade em geral.
Este é sem dúvida um Natal diferente. A magia do último Natal deixa já uma enorme saudade. Saudade de estar à mesa da consoada com aqueles que mais gostamos, com a ternura dos nossos mais velhos, com a alegria dos nossos mais novos. Mal sabíamos o que viria a acontecer. Tal como tudo na vida, o tempo encarrega-se de mostrar através das difíceis lições que não devemos dar nada por garantido neste mundo em que vivemos.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
É também um momento difícil para quem perdeu os seus empregos ou os seus negócios de uma vida. Este Natal será menos fácil, com uma mesa menos rica e envolto numa sombra de incertezas sobre o futuro que aí vem, mas os portugueses são otimistas por natureza e acreditam piamente no seu potencial para superar rapidamente este período.
Este é o momento em que sentimos que a palavra solidariedade faz todo o sentido, em todas as dimensões da nossa vida. É uma palavra que não podemos deixar vazia e devemos refletir em como podemos ser diferentes e ter impacto positivo na vida das pessoas que nos rodeiam.
Se a palavra solidariedade em 2020 foi necessária, acredito que para o ano que aí vem será mais que uma palavra – um ato – um ato e uma resposta para sairmos desta crise e voltarmos de novo a ter um Natal normal, que não seja só uma saudade, mas uma realidade vindoura. É essa a esperança e o nosso desejo para esta época especial.
A todos os Leitores do projeto COMUNIDADES Lusófonas desejamos o melhor Natal possível e um ano de 2021 com muita saúde e felicidades.