Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Fevereiro 28, 2021
140
Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Fevereiro 28, 2021
136
Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Fevereiro 28, 2021
142
Alex Mascarenhas e Deritson de Pina

Cabo Verde: Jovens cabo-verdianos transformam 7,5 toneladas de óleo alimentar usado em sabão e detergente

Fevereiro 28, 2021
138
Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

Fevereiro 28, 2021
133
aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Fevereiro 28, 2021
138
Qatar. Mundial de Futebol

Qatar. Mundial de Futebol, o pesadelo por trás do sonho

Fevereiro 28, 2021
138
bolsonaro armas metrelhadora

Brasil: Debate sobre armas na ordem do dia

Fevereiro 27, 2021
141
big ben londres reino unido

Reino Unido: Aprovadas mais de 331 mil candidaturas portuguesas a residência

Fevereiro 27, 2021
141
Moçambique

Moçambique: Violência em Cabo Delgado leva 1,3 milhão a precisar de ajuda

Fevereiro 27, 2021
133

Brasil – A Revolta do Porto que estimulou a Independência do Brasil

Setembro 13, 2020
em Cultura
0
Brasil – A Revolta do Porto que estimulou a Independência do Brasil

A Independência do Brasil parece enredo de ficção com várias reviravoltas antes e depois de 7 de setembro de 1822. Para entender essa história, é preciso rever causas, efeitos e eventos antecedentes e efeitos. A Revolta do Porto é um desses eventos históricos que está estreitamente ligado à proclamação da independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822.

A imagem em destaque retrata um episódio da Revolução do Porto. Nela, o Capitão Sousa Magalhães e o Tenente Paulo Correia impedem entrada do Coronel Grant no Regimento de Infantaria n.º 6. A pintura foi feita em 1917 por Roque Gameiro e publicada em “Retratos da História de Portugal”. Domínio público.

Entre esses eventos, estudiosos da relação entre colônia e império destacam a Revolução do Porto, que completou 200 anos em 24 de agosto. A revolta liberal provocou a queda do absolutismo em Portugal e gerou diferentes ecos nos principais personagens históricos da regência portuguesa no Brasil.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Para o pesquisador Paulo Rezzutti, que escreveu biografias de personagens complexos como Dom Pedro e Maria Leopoldina, é necessário quebrar estereótipos sobre as figuras poderosas do Brasil e de Portugal na época.

“É preciso compreender que eles estão envolvidos num processo de ideias novas, quebra de paradigmas, como a queda do absolutismo em 1820. É um caldeirão fervilhante com esses personagens interessantes no meio”.

Para Rezzutti a chegada dos lusos vai gerar impactos econômicos para o Brasil, que era antes uma espécie de “propriedade privada de Portugal” e virou a sede do império, enquanto a metrópole se afundava entre guerras. Os conflitos em Portugal somente diminuíram quando os ingleses conseguem expulsar os franceses do seu território. Assim, os recursos financeiros passam a abastecer mais o reino britânico e os portugueses começam a sentir os mesmos efeitos da colônia.

Enquanto Dom João decretava abertura dos portos do Brasil às nações amigas (entende-se, particularmente, a Inglaterra), do outro lado do oceano a história é de sufoco, com menos dinheiro circulando com a burguesia, uma reviravolta que a elite portuguesa não imaginava.

O impacto também chegou aos tribunais de Lisboa e demais instituições que antes lidavam, na metrópole, com as burocracias da colônia. Afinal, o aparato jurídico havia mudado de terra junto a sede. “Eles sentem na pele o que o Brasil passou por 300 anos”.

A Revolução do Porto espalha-se por Portugal inteiro e acaba, na prática, com o regime absolutista. Ao serem criadas as cortes constitucionais, o rei perde o poder. A elite portuguesa no Brasil, que passava a experimentar uma liberdade diferente nos últimos 12 anos da chegada da família real, sente a mudança dos ventos.

Para o professor José Manuel Lopes Cordeiro, da Universidade do Minho, e pesquisador do período, a Revolta do Porto pode ser caracterizada como um “pronunciamento militar”, e não como uma revolução popular.

“Os militares saem do quartel e são lidas as proclamações para o novo regime. Raízes do sistema constitucional que vivemos em Portugal datam desse período”, disse à Agência Brasil.

O assunto foi minuciosamente investigado pelo escritor portuense em obra lançada no mês passado em mais de 500 páginas. O livro 1820: Revolução Liberal do Porto foi escrito durante 15 meses com buscas a documentos inéditos sobre o episódio. “Procuramos dar uma visão abrangente do que aconteceu naquele ano, porque opós 24 de agosto (de 1820) foi desprezado ou nem sequer abordado pela historiografia”.

Uma das descobertas trazidas à luz da história por José Manuel foi o Livro de Vereações (Livro de atas), que contém a posse da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino. “Ou seja, a fundação do regime liberal do país aconteceu na Câmara do Porto, em 24 de agosto de 1820. Sempre me surpreendeu porque é que esse livro de atas nunca foi mostrado e nem sequer é referido pelos historiadores”. O Livro de Vereações continha as atas das decisões liberais e foi rasurado a mando de elites absolutistas.

Por causa da passagem dos 200 anos do evento, o assunto tem atraído mais atenção da sociedade portuguesa. O pesquisador é o comissário responsável pela exposição sobre o tema no Museu Casa do Infante na cidade do Porto. A mostra começou em fevereiro, foi interrompida por três meses devido ao Covid-19, e está em cartaz até janeiro de 2021. Para o historiador, o furor absolutista está marcado para sempre no próprio livro de ata. Em reação contra os liberais naquele país, o livro de vereações foi rasurado com tinta corrosiva em uma tentativa de apagar os registos em uma reviravolta de lideranças absolutistas.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as transformações liberais em Portugal, José Manuel Cordeiro considera que a sociedade brasileira encontra-se em “efervescência” cultural, política e ideológica”, além de já possuir uma infraestrutura de Estado. Os revoltosos na Europa reivindicam que Dom João retorne à metrópole. Em fevereiro de 1821, uma manifestação no Rio de Janeiro exige que o rei jure obediência à Constituição.

Os acontecimentos de 26 de fevereiro de 1821 traduzem o momento. Não se sabia qual seria a reação de Dom João VI. Foi a contragosto, segundo os historiadores, que o rei volta para Portugal intimado pela elite do seu país. Inclusive, ele chegou a anunciar que mandaria o filho Pedro para “ouvir as queixas” e tranquilizar os revoltosos. Nada feito. Quem retornou a Portugal foi o próprio Dom João IV.

Antes de zarpar, ele orientou o filho sobre a instabilidade entre coroa e colônia. Ao chegar em Portugal, João descobriu, da pior forma, que não é mais ele quem dava as cartas: precisava de autorizações para descer do navio e tomar decisões.

Na opinião da professora Teresa Marques, da Universidade de Brasília, a Revolta do Porto é um movimento que mostra o ressentimento e o mal-estar da elite portuguesa.

“O reino havia se tornado secundário nos domínios portugueses. Tanto que os portugueses ficaram incomodados com a manutenção de Pedro no Brasil”.

Deixe o seu comentário:
Partilhar19Tweet12EnviarEnviar
Anterior

Liga convoca reunião de emergência após Feirense-Chaves

Seguinte

Madeira investiu 11 milhões no rastreio de viajantes e mantém operação

Artigos Relacionados

Forte de Elvas Portugal
Cultura

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Fevereiro 24, 2021
277

O Forte da Graça, ou Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, faz parte do maior complexo de fortificações...

Festival da Canção 2021
Cultura

RTP: Apurados os primeiros cinco finalistas do Festival da Canção 2021

Fevereiro 23, 2021
140

Estão escolhidos os primeiros cinco finalistas do Festival da Canção 2021. A primeira semifinal foi transmitida, este sábado à noite...

Guarda Capital da Cultura

Guarda Capital da Cultura cria bienal para premiar projetos de artistas e artesãos

Fevereiro 22, 2021
136
EUA: Luso-americanos estão preocupados com retenção do português nos Estados Unidos

EUA: Luso-americanos estão preocupados com retenção do português nos Estados Unidos

Fevereiro 21, 2021
142
Universidade do Minho

Portal junta 1,4 milhões de exemplares das bibliotecas e arquivos da UMinho

Fevereiro 19, 2021
142
Ni Hao China

A RTP marca Ano Novo Lunar Chinês com exibição da série “Ni Hao China”

Fevereiro 18, 2021
141
Seguinte
Madeira investiu 11 milhões no rastreio de viajantes e mantém operação

Madeira investiu 11 milhões no rastreio de viajantes e mantém operação

Negócios na indústria portuguesa caem 11,1% em julho – INE

Negócios na indústria portuguesa caem 11,1% em julho – INE

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Alex Mascarenhas e Deritson de Pina

Cabo Verde: Jovens cabo-verdianos transformam 7,5 toneladas de óleo alimentar usado em sabão e detergente

Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Qatar. Mundial de Futebol

Qatar. Mundial de Futebol, o pesadelo por trás do sonho

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Dantas Rodrigues

O Brexit e os empresários portugueses

Dantas Rodrigues
Luisa Pais Lowe

2021, um ano luso-esloveno

Luisa Pais Lowe
Daniel Bastos

A memória da emigração nos espaços museológicos das comunidades portuguesas

Daniel Bastos
Um português na Eslovénia

A harpa jazz que nos transporta para outros mundos

João Costa

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

imprensa das comunidades

Aprovado projeto lei do PS que obriga o Estado a incluir a imprensa das comunidades nas suas campanhas de publicidade institucional

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Facebook Instagram Twitter LinkedIn RSS

Contactos

COMUNIDADES LUSOFONAS
Rua: João de Ruão, nº 12 – Esct 121
3000-229 Coimbra (Portugal)
geral@comlusofonas.pt

REDAÇÃO
redacao@comlusofonas.pt

PUBLICIDADE
publicidade@comlusofonas.pt
publicidade@cevid.pt

Secções

  • Edições Eletrónicas
  • Comunidades
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Entrevista
  • Opinião
  • Portugal
  • Mundo

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Contactos
  • Arquivo PORT.COM

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT