O mais colorido e divertido Festival Folclórico que se realiza na ilha de Parintins, nas margens do Amazonas, anima este fim de semana o Brasil depois de dois anos interrompido devido à pandemia.
Localizado no município brasileiro de Paritins, no interior do Estado do Amazonas, o festival é reconhecido como Património Cultural do Brasil.
Milhares de turistas deslocam-se à cidade para assistir a este festival cinquentenário, que se celebra na última sexta-feira do mês de junho.
A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, convida os portugueses a conhecerem a visitarem o festival.
O festival, batizado com o nome da cidade onde se realiza, a ilha de Parintins, nas margens do rio Amazonas, a 370 quilómetros de Manaus, tem uma rivalidade histórica no seu centro. Esta rivalidade é representada pelo Boi Caprichoso, de cor azul e pelo Boi Garantido, de cor vermelha. Durante os três dias do festival, os bois competem uns com os outros, através de estacas que exaltam a cultura indígena, nativa e ribeirinha.
O Festival Folclórico de Parintins é considerado mais do que um espetáculo. É um conjunto de criatividade, amor e paixão pela arte e pela cultura popular. Tem uma forte presença da cultura indígena e da mitologia e incorpora a história, crenças e lendas, ritos, e especialmente a arte.
O Festival encanta tanto pela beleza do espetáculo oferecido pelos bois Garantido e Caprichoso como pelas produções artísticas dos artesãos da região. Herdeiro de uma tradição milenar que remonta aos Sapupés, Mundurucus, Paravianas, Uapixanas, Tupinambás e Parintintins nativos, que eram os habitantes primitivos da região, o artesanato de Parintins é um retrato multicolorido da Amazónia.
Fonte: IpressJournal
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta