Cadernos eleitorais para autárquicas em Portugal com 9.323.688 inscritos

Em comunicado, o ministério precisa que esta informação consta dos dados do recenseamento disponibilizados pela Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

Um total de 9.323.688 cidadãos estão inscritos para as eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro, informou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Dos 9.323.688 inscritos para as autárquicas, 29.814 são cidadãos estrangeiros, 13.924 dos quais naturais de Estados-membros da União Europeia e 15.890 de países terceiros, nomeadamente Cabo Verde, Brasil, Reino Unido e Venezuela, segundo o MAI.

O Ministério refere ainda que, “com a inalterabilidade dos cadernos eleitorais, ocorrida a 11 de setembro, ficaram também definidos os locais de voto indicados pelas câmaras municipais e juntas de freguesia para instalar um total de 13.821 secções de voto, o que corresponde a uma média de 675 eleitores por mesa”.

A campanha oficial para as eleições autárquicas começou terça-feira para mais de duas dezenas de partidos e mais de 60 grupos de cidadãos que concorrem às autarquias do país.

Segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha que hoje tem início decorre até 24 de setembro, antevéspera do dia eleitoral.

Os eleitores podem votar nestas eleições do poder local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.

A CNE estima que tenham sido apresentadas, na totalidade, 12.370 listas, das quais cerca de 1.035 por grupos de cidadãos eleitores (GCE).

Exit mobile version