Para além do presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos e do bastonário da Ordem dos Médicos, José Miguel de Castro Guimarães, a sessão contou com a presença da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. assinou um protocolo com a Ordem dos Médicos.
O objetivo deste protocolo passa por desenvolver, em articulação, uma nova prova de comunicação médica, que comprovará as competências específicas de comunicação médica em língua portuguesa de candidatos de nacionalidade estrangeira, que fizeram a sua formação médica em língua estrangeira.
«Trata-se de um momento de particular satisfação para o Camões I.P., por ver reconhecida pela Ordem dos Médicos a qualidade da sua atividade no domínio da certificação e da proficiência linguística, e por poder contribuir para que os muitos médicos estrangeiros que exercem a sua profissão em Portugal passem a beneficiar de melhores ferramentas para a comunicação com os seus doentes», refere o instituto.
A nova prova de comunicação médica comprovará as competências específicas de comunicação médica em língua portuguesa de candidatos de nacionalidade estrangeira, que fizeram a sua formação médica em língua estrangeira, ancorada no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, em alinhamento com o benchmarking europeu para este tipo de provas para fins específicos.
Assim, a prova abrangerá as várias áreas de comunicação expectáveis no desempenho profissional de um médico, incidindo sobre as competências de leitura/compreensão escrita (enunciados médicos), compreensão oral (enunciados de pacientes ou colegas, histórias clínicas), escrita (anamnese ou enunciados de orientações ou tratamentos) e expressão oral (interação com pacientes ou colegas, exposição de opiniões).
Será realizada em suporte digital, na plataforma de e‐Assessment do Camões, I.P., com exceção da parte de expressão oral, realizada perante um júri, que supervisiona toda a prova.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta