A vinda de familiares de imigrantes para o Canadá está mais perto de acontecer, através do programa de patrocínio do Governo federal. As autoridades já começaram a notificar os vencedores do sorteio. São 10 mil os candidatos que vão poder agora apresentar os seus pedidos formalmente.
O programa tem como objetivo facilitar a reunificação de famílias de imigrantes no Canadá e deu agora um passo importante. Depois da primeira fase de candidaturas, no outono, o governo federal começou a notificar os vencedores do sorteio. Findo este processo, os candidatos podem agora apresentar os seus pedidos formalmente, na expetativa de trazerem os seus pais ou avós para o país.
Foram 10 mil os candidatos selecionados aleatoriamente. Um sistema de lotaria que tem sido criticado, por excluir muitas pessoas, mas que, para o ministro da Imigração, é a solução mais justa. Em comunicado, Marco Mendicino descreve o programa de patrocínio de familiares como sendo “progressista, solidário e totalmente único”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
O político garante, ainda, que o Governo flexibilizou os critérios relativos ao rendimento dos candidatos, bem como os prazos processuais, por causa das disrupções provocadas pela pandemia.
De recordar que, antes do sistema de lotaria, o programa funcionava por ordem de chegada. Um método que causou problemas em 2019. O portal de candidaturas online abriu e fechou em apenas 11 minutos, causando frustração entre os candidatos que não preencheram o formulário com a rapidez necessária. Mendicino defende, por isso, que a seleção aleatória é mais equitativa, não excluindo, no entanto, a possibilidade de melhorar o processo no futuro.