Candidaturas ao Prémio Literário UCCLA terminam a 6 de fevereiro

As candidaturas para a nova edição do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa estão a decorrer até ao dia 6 de fevereiro de 2022. Só pode concorrer, quem nunca editou uma obra literária e enviar uma única obra a concurso.

O Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos escritores.

Criado em 2015, com o Movimento 800 Anos da Língua Portuguesa, o prémio conta com a parceria da editora A Guerra e Paz – que passará a responsabilizar-se pela edição da obra premiada – e da Câmara Municipal de Lisboa.

Desde a primeira edição, que o galardão se tem demonstrado como o mais representativo, a nível de candidaturas a concurso, de revelação literária de todo o espaço da Língua Portuguesa.

Nas edições anteriores a UCCLA tem vindo receber, em média, mais de 700 obras candidatas.

A capacidade de atração do Prémio Literário UCCLA ampliou-se para além dos países lusófonos, com candidatos que de outros países enviaram as suas obras, envolvendo todos os continentes.

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) indica já ter recebido candidaturas da Ásia (Macau, Japão e Austrália), de África (África do Sul), da América (Canadá, EUA, Chile, Paraguai) e da Europa (Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Suíça). Mais de 1/3 são mulheres e mais de metade são jovens.

Pela primeira vez o júri de 2019 inclui na sua composição escritores de todos os países de Língua portuguesa: Domício Proença, Brasil; Germano Almeida, Cabo Verde; Inocência Mata, São Tomé e Príncipe; José Luís Mendonça, Angola; José Pires Laranjeira, Portugal; Luís Carlos Patraquim, Moçambique, Luís Costa, Timor, Tony Tcheka, Guiné Bissau, e Rui Lourido – pela UCCLA. A Biblioteca representada este ano é a Biblioteca da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

A participação na presente iniciativa deverá ser feita até às 24h00 do dia 06 de fevereiro, por correio eletrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt nos termos previsto no Regulamento.

Poderá consultar o regulamento aqui.

Exit mobile version