A União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) criou o Prémio Literário de Novela Gráfica para distinguir a melhor banda desenhada, em português ou castelhano, sobre a temática urbana, e o vencedor será anunciado no México, em novembro.
De acordo com a organização, o prémio pretende distinguir a melhor novela gráfica inédita que, enquanto “manifestação artística”, reflita sobre as “dinâmicas da cidade, como se vive a cidadania e se imagina e entende uma cidade”.
O prémio tem um valor monetário de seis mil euros e inclui a publicação da novela gráfica inédita em castelhano, pela editora Sexto Piso, em todos os países da comunidade ibero-americana. O prazo de candidatura termina a 31 de agosto.
Ao prémio podem concorrer obras em português ou castelhano inéditas, ou seja, que nunca tenham sido publicadas, apresentadas ou distinguidas noutros concursos. Serão aceites também novelas gráficas em co-autoria e de vários autores.
A banda desenhada vencedora será revelada durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, marcada para o final de novembro no México, de que Portugal é o país convidado.
A União de Cidades Capitais Ibero-Americanas é uma organização internacional fundada nos anos 1980 e integra trinta cidades.
No âmbito desta organização, Lisboa é este ano a Capital Ibero-Americana de Cultura.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta