Os «Serões Musicais no Palácio da Pena» arrancam este fim de semana (dias 6 e 7 de março, às 21horas) com dois programas concebidos pelo pianista Vasco Dantas, a quem foi dada «carta branca» pelo diretor artístico do ciclo, Massimo Mazzeo.
No primeiro, o piano solo porá em diálogo a Alemanha e Portugal. Já no segundo, o piano estabelecerá diálogo com um quarteto de cordas numa das combinações mais características do romantismo – o quinteto para piano e cordas.
A sexta edição do ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” começa este fim de semana, dias 6 e 7 de março, com dois concertos idealizados por Vasco Dantas, figura de destaque na nova geração de pianistas portugueses.
Será o regresso de Vasco Dantas ao Palácio da Pena, depois de ter participado na terceira edição deste ciclo, em 2017. O diretor artístico, Massimo Mazzeo, decidiu depositar total confiança no jovem artista e conceder-lhe aquilo que acabou por dar o nome a estes dois concertos: “Carta Branca a Vasco Dantas”.
O pianista aproveitou a oportunidade para mostrar dois programas bem distintos. Na noite desta sexta feira (dia6), ele irá abordar música alemã e portuguesa: além das célebres ‘Cenas Infantis’ e de transcrições de famosos ‘Lieder’ de Robert Schumann, Vasco Dantas dedicará a outra parte do seu recital a compositores portugueses, com as ‘Cenas Portuguesas’, de José Vianna da Motta, e três fados para piano, de Alexandre Rey Colaço.
Na noite de sábado, amanhã, Vasco Dantas irá estar acompanhado do Quarteto de Cordas de Matosinhos – como o musicólogo Bernardo Mariano explica, “a junção de quarteto de cordas e piano é uma combinação eminentemente romântica, vindo logo à memória as obras-primas de Schumann e de Brahms”. Neste caso, serão interpretados quintetos de Antonín Dvorák e de Reynaldo Hahn.
Os ‘Serões Musicais no Palácio da Pena’ prolongam-se até 28 de março, todas as sextas-feiras e sábados, às 21h00, no Salão Nobre do Palácio da Pena. O espaço tem uma capacidade de 80 lugares.
Este ciclo é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP). Os ‘Serões Musicais’ iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os ‘Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra’ e termina com o ciclo ‘Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie’, em outubro e novembro.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta