Se detetou movimentos suspeitos na sua conta, saiba como deve proceder.
A clonagem de cartões é um processo em que toda a informação sobre um determinado cartão é copiada através da banda magnética por um mecanismo conhecido por ‘skimmer’.
Este equipamento é colocado nas caixas multibanco ou até em terminais de pagamento automático e pode resultar em fraude para quem lá insere o cartão.
Com a clonagem – e tendo todas as informações do seu cartão – podem «originar um cartão clonado e efetuar o pagamento de bens/serviços ou levantamentos de dinheiro em seu nome», explica a plataforma ComparaJá.pt.
Se notar no seu extrato bancário que há registo de levantamentos ou pagamentos que não foram efetivamente feitos por si, então algo não está certo: pode ter o cartão clonado.
Se considerar que foi vítima de cartão clonado, «deve ligar para o seu banco a solicitar o cancelamento imediato do cartão». Se não conseguir falar com o banco, a plataforma acrescenta que pode entrar em contacto com a SIBS.
Por outro lado, deve igualmente fazer uma denúncia à Polícia Judiciária, à PSP, à GNR ou mesmo ao Ministério Público. Isto, porque «se não comunicar a perda, roubo ou apropriação abusiva do cartão à entidade financeira, terá de suportar todas as despesas geradas por operações não autorizadas», explica a plataforma.
«A partir do momento em que a situação é comunicada ao banco, este fica responsável por quaisquer delitos que possam vir a acontecer desde então».
Já as operações não autorizadas que possam ter ocorrido antes de se notificar o banco, ficarão a cargo do titular do cartão, «dentro do limite do saldo disponível ou da linha de crédito associada ao cartão até um máximo de 150 euros«, refere a ComparaJá.pt.
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