A Fundação do Nobel da Literatura inaugura hoje na antiga Galeria do Pelourinho, em Óbidos, a Casa José Saramago, numa parceria com a Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.
O espaço abre portas simbolicamente no Dia Mundial do Livro, destacando “o momento de viragem” de Óbidos como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO. Com esta iniciativa, a vila assume-se como “um lugar de expressão da literatura e da cultura portuguesas”.
A Casa José Saramago passa a ser, segundo a diretora executiva de Óbidos Cidade Criativa, Celeste Afonso, “um espaço multi-funcional e multicultural”, com uma programação própria, integrando ações promovidas pela Fundação José Saramago e outras promovidas pela Óbidos Vila Literária.
Neste novo espaço está prevista a realização de diversas iniciativas desde exposições, lançamentos de livros, filmes, espetáculos, workshops, quer integrados na programação dos festivais literários Folio e Latitudes, quer ao longo de todo o ano.
O objetivo é que a Casa José Saramago funcione como “mostra do que se faz em termos literários em Portugal”, explicou Celeste Afonso.
O espaço vai contar ainda com uma biblioteca/sala de leitura, com toda a obra de Saramago em todas as línguas, bem como obras de outros autores nacionais.
O protocolo entre as três entidades Fundação José Saramago, Câmara de Óbidos e Óbidos Vila Literária, é assinado numa cerimónia que conta com Pilar Del Rio, presidente da Fundação Saramago, e com o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, que assinala assim o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A programação cultural da Casa José Saramago em Óbidos será divulgada em maio, com início das atividades previstas para o mês de dezembro.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta