Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Março 3, 2021
140
Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

Março 3, 2021
139
3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

Março 3, 2021
141
navio patrulha oceânico Setúbal

O navio patrulha oceânico Setúbal partiu de Lisboa para missão de três meses no Golfo da Guiné

Março 3, 2021
139
Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Março 3, 2021
138
Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Março 3, 2021
132
Açores

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Março 3, 2021
136
Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d’Escritas 2021

Março 3, 2021
140
Símbolos culturais de África, dezenas de embondeiros encontrados em Brasília

Brasil: Símbolos culturais de África, dezenas de embondeiros encontrados em Brasília

Março 2, 2021
131
caminho-de-ferro de Benguela

Angola: Empresa chinesa na corrida à concessão do caminho-de-ferro de Benguela

Março 2, 2021
136

Casas regionais portuguesas lutam pela renovação de gerações no Rio de Janeiro

Março 9, 2020
em Comunidades
0
Casas regionais portuguesas lutam pela renovação de gerações no Rio de Janeiro

As casas regionais portuguesas no Rio de Janeiro, Brasil, atravessam problemas devido ao envelhecimento da comunidade que as frequenta, travando uma luta diária pela renovação de gerações para assegurar o legado construído durante décadas por emigrantes.
A agência Lusa falou com o presidente mais velho a liderar uma casa regional na cidade carioca, assim como com o mais novo, e apesar dos cerca de 50 anos de idade que os separam, ambos relatam dificuldades em atrair um público jovem para as suas associações.
Dos 92 anos de vida de Manuel Branco, cerca de 70 foram passados na direção da Casa do Porto no Rio de Janeiro. Contudo, a experiência e o amor que deposita no projeto não são suficientes para manter a casa ativa.
«A Casa do Porto foi fundada para unir portugueses e brasileiros, assim diz o nosso estatuto, visando também atrair aqueles ‘tripeiros’, portuenses, para que se reunissem nesta casa. O nosso fundador correu entre bares e restaurantes, à procura de pessoal do Porto para fundar esta casa, e conseguiu, em 1945», disse o ‘senhor Branco’, como é tratado pela comunidade portuguesa.
É com tristeza que assegura que a realidade dos dias de hoje em nada se compara aos tempos em que os emigrantes portugueses chegaram ao Brasil e lutaram por deixar um legado de grandes obras, numa tentativa de ajudar o povo lusitano que chegava ao país sul-americano.
«As coisas mudaram muito ao longo destes 70 anos. Naquele tempo havia por aqui muitos portugueses, mas agora são poucos. Atualmente, é muito difícil formar-se uma direção para administrar as casas regionais. Hoje não é como naquele tempo, em que as pessoas vinham e trabalhavam por gosto, e faziam surgir grandes obras, como hospitais, associações, como a Caixa de Socorros D. Pedro V, o Liceu Literário Português ou o Real Gabinete Português de Leitura», disse, saudoso.
«Foram esses portugueses de outrora que fundaram tudo isso. Mesmo não ganhando muito, guardavam sempre um pouquinho para ajudar a associação, e vê-la crescer. Hoje, luta-se para manter esses edifícios históricos. Até os portugueses que cá estão não têm a mesma união de antigamente», lamentou o presidente da Casa do Porto.
A atrasar o desejo de regressar à sua terra natal, Santo Tirso, para aproveitar os seus restantes anos de vida na cidade onde construiu um vasto património, há uma grande obra que Manuel Branco iniciou, e que lhe está a tirar muitas horas de sono: a construção de um complexo desportivo de um novo salão de festas na Casa do Porto, para a qual faltam cerca de 300 mil reais (57 mil euros).
Branco revelou que em setembro passado esteve na Câmara Municipal do Porto, onde foi recebido pelo presidente, Rui Moreira, que lhe prometeu ajuda financeira para concluir a obra. Contudo, esse dinheiro ainda não chegou às mãos do português, que aos 19 anos chegou sozinho ao Rio de Janeiro, e que conseguiu erguer cinco empresas na área da restauração, após vários anos a lavar louça e a trabalhar como ‘garçon’.
«Eu, com 92 anos, já não espero muita coisa. Tenciono apenas terminar esta obra para voltar para Portugal, entregando a casa do Porto a uma nova direção. Mas não posso abandonar isto por acabar. O meu sonho sempre foi a Casa do Porto, tenho muito amor para este projeto. Se tivesse o dinheiro todo necessário a obra acabaria em meados de agosto, e eu já poderia voltar à minha terra», afirmou o empresário.
Para ajudar nas despesas, a Casa do Porto aposta no aluguer do seu espaço desportivo, assim como na organização de dois almoços mensais, dedicados à gastronomia portuense. Contudo, por vezes, até essas refeições lhe trazem prejuízo, pois «ninguém comparece».
Segundo Branco, atualmente aquela casa é mais frequentada por brasileiros do que pelos próprios portugueses, cuja média da faixa etária é superior a 60 anos.
«As nossas associações ainda são o melhor lugar para uma reunião ou um encontro de amigos, de confraternização, sem brigas. Este é um ambiente familiar. O meu desejo é que esta casa continue com este espírito, e que continue ‘mui nobre e sempre leal’, como a invicta cidade do Porto», concluiu o nonagenário.
Na Casa do Porto, na região da Tijuca, o único movimento que a reportagem da agência Lusa encontrou foram cinco idosos, à volta de uma mesa, a jogar cartas. Contudo, a alguns quilómetros de distância, a circulação de pessoas na Casa dos Açores era muito superior, com um grande número de adolescentes e crianças a entrar e a sair do edifício.
Leonardo Soares, um luso-brasileiro de 40 anos, explicou que essa movimentação juvenil se deve às equipas desportivas da região, que alugam o espaço da Casa dos Açores para a prática de várias modalidades.
Leonardo, filho de emigrantes açorianos, é o mais jovem presidente de uma casa regional portuguesa no Rio de Janeiro, função que assumiu no ano passado.
Contudo, a sua ligação à Casa dos Açores é bem anterior, e começou quando o administrador tinha 20 anos, e foi convidado pela gestão da época a integrar os quadros da direção, na ocasião como diretor artístico do grupo de folclore e, mais tarde, como tesoureiro.
Essa foi uma estratégia adotada pela direção da Casa dos Açores, há duas décadas, para renovar as gerações daquela associação, uma aposta que Leonardo mantém nos dias de hoje.
Apesar de a Casa dos Açores conseguir diferenciar-se das demais associações regionais devido ao dinamismo e modernidade que consegue apresentar, o lusodescendente não esconde os problemas de envelhecimento do seu público.
«Sabemos que a dinâmica da casa foi mudando ao longo dos anos, o que é natural e normal. A Casa dos Açores tem hoje uma comunidade pequena, envelhecida, a verdade é essa. O nosso principal objetivo agora, além de manter as tradições, é divulgar a casa para um público brasileiro. Temos muitos descendentes de açorianos no Rio de Janeiro e que não fazem a mínima ideia da existência desta casa», frisou.
A oferta da Casa dos Açores é bastante alargada: possui um grupo de folclore, um gimnodesportivo, uma piscina, dois salões com capacidade para mais de 100 pessoas, um bar e uma academia de ginástica, sendo que todos os espaços estão alugados a terceiros, o que garante a sobrevivência financeira da associação.
Além disso, a Casa, que estás prestes a completar 68 anos, inaugurou recentemente um centro cultural, com uma biblioteca, assim como um espaço infantil.
Ao contrário do ‘senhor Branco’, da Casa do Porto, Leonardo Soares assegura que não presidirá àquela associação açoriana além de dois mandatos, por considerar fundamental a renovação nos cargos.
«O nosso principal desafio passa por renovar gerações, não só na nossa casa, mas em todas as associações regionais portuguesas. Esse é o caminho. Há algumas correntes que defendem as fusões de casas, mas não vejo isso como futuro, pois acho que acabarão por ‘matar’ a cultura de determinadas regiões», advogou.
«O trabalho agora é trazer jovens e cativá-los. Considero importante a renovação, porque ninguém é dono de uma casa ou de uma instituição. Mas, mesmo quando sair da presidência, quero continuar por cá, a ajudar», defendeu o luso-brasileiro.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade
Deixe o seu comentário:
Partilhar16Tweet10EnviarEnviar
Anterior

Número de infeções por Covid-19 ultrapassa 100 mil em todo o mundo

Seguinte

Itália estende quarentena a todo o país para conter propagação do coronavírus

Artigos Relacionados

Portuguese Times
Comunidades

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Março 3, 2021
140

O Portuguese Times, semanário de língua portuguesa fundado em Newark, New Jersey, celebra o seu cinquentenário de publicação ininterrupta. Fundado...

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar
Portugal

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

Março 3, 2021
141

Três mil e 500 portugueses voltaram a Portugal ao abrigo do programa Regressar, num universo de 5500 candidaturas diretas, sem...

Venezuela: Embaixada de Portugal

Venezuela: Embaixada de Portugal cria página no Facebook para divulgar informações

Março 1, 2021
139
Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Fevereiro 28, 2021
142
Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Fevereiro 28, 2021
164
aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Fevereiro 28, 2021
138
Seguinte
Itália estende quarentena a todo o país para conter propagação do coronavírus

Itália estende quarentena a todo o país para conter propagação do coronavírus

Portugal entre os países da UE que aceitam receber crianças migrantes, anuncia Bruxelas

Portugal entre os países da UE que aceitam receber crianças migrantes, anuncia Bruxelas

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

navio patrulha oceânico Setúbal

O navio patrulha oceânico Setúbal partiu de Lisboa para missão de três meses no Golfo da Guiné

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Açores

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
Daniel Bastos

Jean Pina, de sonhador a promotor da solidariedade luso-francesa

Daniel Bastos
Pacto Ecológico Europeu – uma primeira avaliação

Tributo ao Jornal Mundo Português

Paulo Pisco

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT