A Câmara de Castelo Branco vai assinalar o Carnaval sem os habituais desfiles, mas vai promover um conjunto de iniciativas para assinalar simbolicamente esta data festiva.
Numa nota publicada na sua página na Internet, o município informou que, apesar de ter promovido, ao longo dos anos, o habitual desfile de Carnaval, “este ano, infelizmente, o contexto atual não permite concretizar esta tradição que tem trazido cor, brilho e alegria às ruas da cidade”.
Em alternativa, pensou na promoção e realização de algumas iniciativas que têm como objetivo assinalar simbolicamente esta tradição.
“Uma das iniciativas, organizada pelos Serviços Educativos, no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), passa por uma exposição de Cabeçudos, realizados pelas escolas e associações do concelho (Castelo Branco)”, lê-se na nota.
Neste âmbito, vão estar em exposição 54 cabeçudos no pátio exterior do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, deste sábado ao dia 15 de março.
Os visitantes vão poder votar na figura mais original, presencialmente, através de um boletim de voto, ou ‘online’, através do ‘site’ do município, até ao dia 15 de março.
Os três mais votados irão receber um prémio.
A autarquia fez também chegar a todos os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco uma máscara de Carnaval, que corresponde a uma entrada gratuita de uma família no Museu Cargaleiro até ao final do mês de abril.
No centro da Devesa (centro cívico de Castelo Branco) foi colocada uma moldura para os mascarados tirarem fotografias, em grupo ou individual, que podem ser enviadas para o gabinete de apoio ao presidente até ao dia 02 de março.
“As fotografias dos mascarados vão a votos, até dia 4 de março, no ‘Facebook’, e no final, as três mais votadas (através de gostos) recebem um brinde”, concluiu o município.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta