Segundo o Ministério da Educação de Cabo Verde, uma centena de bolsas de estudos vai ser atribuída a estudantes universitários cabo-verdianos que estão inscritos em instituições de ensino superior em Portugal no ano letivo 2018/2019.
O governo cabo-verdiano sublinha, em comunicado, que em comparação com o ano letivo anterior, este número representa um aumento de 51,5% das bolsas atribuídas, passando de 66 para 100.
Os procedimentos de seleção de beneficiários de bolsas de estudo do Governo de Cabo Verde para alunos já colocados e inscritos nas instituições de ensino superior de Portugal, continuam em curso através de um processo de seleção para as vagas disponibilizadas pelo Governo de Portugal, adianta o Ministério da Educação cabo-verdiano.
«Até este momento foram selecionados 56 novos bolseiros no âmbito do Programa de Bolsa Social, 10 no Programa de Bolsa de Mérito e 17 para estudantes do curso de Medicina da Universidade de Cabo Verde que, neste ano letivo prosseguem os estudos na Universidade de Coimbra», prossegue o comunica
Segundo o ministério, «os critérios para atribuição de bolsas de mérito estão baseados exclusivamente no aproveitamento escolar dos candidatos. A média do 12.º ano de escolaridade é o critério único, transparente e igual para todos».
Contudo, o governo considera que é preciso aprofundar a reflexão sobre o modelo de financiamento da formação superior, no país e no estrangeiro, o que levou o Ministério da Educação a criar “uma equipa de reflexão”.
Esta equipa é constituída pelo diretor do Gabinete do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (GESCT), o presidente da Fundação Cabo-Verdiana de Ação Social Escolar (FICASE) e por um representante do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta