O grupo estatal chinês CNIC Co. procedeu à venda em colocação particular de um bloco de mais de 48,7 milhões de ações, ou cerca de 1,33% do capital social do grupo EDP – Energias de Portugal, segundo um comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O comunicado informa que a liquidação da colocação terá lugar no próximo dia 8 de novembro, após o que o grupo passará a deter 3,0 milhões de ações da EDP, que estarão sujeitas a um período de impedimento de movimentação de trinta dias.
A colocação particular foi feita pela Orise, SARL, entidade totalmente detida pela Kindbright Holdings Corp. Limited, que por sua vez é totalmente detida pela CNIC Co, , anteriormente denominado Guoxin International Investment Co., tendo o valor do negócio sido de cerca de 175,6 milhões de euros, correspondente a um preço de 3,60 euros por acção.
O grupo EDP havia anunciado, a 31 de outubro, ter sido informado pelo grupo chinês CNIC de que tinha deixado de ser um acionista qualificado desde 29 de Outubro, ao ter passado a deter 1,8898% do capital social da elétrica portuguesa, percentagem inferior ao mínimo de 2,0% estabelecido por lei.
O grupo estatal chinês China Three Gorges continua a ser o principal acionista da EDP – Energias de Portugal, com uma participação e respetivos direitos de voto de 23,27%.
A Oferta Pública de Aquisição lançada pelo China Three Gorges, a 11 de maio de 2018, sobre a totalidade do capital da EDP, viu o seu fim em Abril deste ano, quando os acionistas decidiram manter o limite de 25% dos direitos de voto, uma vez que tinha como uma das condições a alteração dos estatutos para remover aquele limite.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta