O XXXI encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) acontece entre 12 e 14 de julho, em Coimbra, tendo como anfitrião a Universidade de Coimbra, com o tema “Globalização e saúde”.
Segundo informações divulgadas pela associação, “Desafios globais contemporâneos”, “Globalização, tecnologia e saúde” e “Conhecimento, língua e práticas culturais”, são os temas dos três dias do evento.
Em setembro do ano passado, na assembleia-geral realizada em Macau, a Universidade de Coimbra foi eleita, por unanimidade, para a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, para triénio que termina em 2024.
O cargo está a ser exercido pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra para as relações externas e ‘alumni’, João Calvão da Silva, por delegação do reitor, Amílcar Falcão.
A AULP, fundada em 1986, é composta por 131 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor -, assim como da Região Administrativa Especial de Macau.
Segundo a organização, a instituição “tem como missão promover a colaboração multilateral entre as universidades e institutos superiores dos países de expressão portuguesa”.
Conforme a mesma fonte, a AULP “tem estimulado programas de intercâmbio de alunos e docentes e estreitando as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da qual é observador consultivo”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta