A nova temporada do principal escalão do futebol português arranca já na próxima sexta-feira, com o duelo entre Famalicão e Benfica, mas as dúvidas em torno do fiel cumprimento do calendário desportivo vão-se adensando face às consequências da pandemia do novo coronavírus.
Este domingo, o Sporting viu-se obrigado a cancelar o encontro do Troféu Cinco Violinos, com o Napoli, em Alvalade, após três jogadores testarem positivo à Covid-19.
No mesmo dia, foi comunicado que o guarda-redes Mile Svilar foi afastado da lista de convocados do Benfica para a visita ao PAOK, para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, precisamente pelo mesmo motivo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Como se tal não bastasse, ficou, entretanto, a saber-se Gil Vicente conta já com um total de 15 casos confirmados, entre eles 11 jogadores da equipa principal e quatro funcionários, colocando, assim, em sérias dúvidas a realização da partida da primeira jornada, com o Sporting, em Alvalade, no sábado
Isto porque, recorde-se, o protocolo ‘desenhado’ pelo organismo em conjunto com a Direção-Geral da Saúde para a retoma do futebol obriga a que qualquer elemento de clube que seja diagnosticado com a doença tenha que cumprir um período de isolamento obrigatório de 14 dias.
Os episódios que levaram ao adiamento de dois dos jogos da jornada inaugural da II Liga (o Académico de Viseu-Académica e o Feirense-Desportivo de Chaves, este último quando os jogadores de ambas as equipas já aguardavam no relvado pelo apito inicial) são outros dos ‘fantasmas’ que pairam sobre o começo da nova época.
Para já, não está definitivamente afastada a hipótese de recalendarização do campeonato nacional. A Liga Portugal encontra-se a estudar este dossiê com especial atenção e, espera-se, que seja emitido um parecer formal já nos próximos dias.