António Guterres, que tem apelado para ações mais vigorosas para enfrentar a emergência climática, referiu que «paz, prosperidade, dignidade e direitos humanos para todas as pessoas são o objetivo do desenvolvimento sustentável».
O secretário-geral das Nações Unidas, afirmou que a crise climática é o maior obstáculo à paz mundial, durante a visita, no passado domingo (dia 16) ao Paquistão, um país em conflito com a Índia por causa do uso da água.
«A crise climática é talvez o maior obstáculo à paz, estabilidade e prosperidade globais», disse Guterres, durante uma conferência sobre desenvolvimento sustentável, no seu primeiro evento público em Islamabad, onde chegou no domingo para uma visita oficial.
O Paquistão é o quinto país mais ameaçado pelos efeitos das mudanças climáticas, em particular pelo degelo, inundações e desertificação, segundo relatórios de organizações ambientais.
Além destas ameaças, Guterres destacou a questão da água como o maior perigo para o Paquistão, lembrando que 80% dos seus lençóis é destinado à agricultura, que emprega 40% da população ativa.
De resto, o problema da água tem criado tensões com a Índia, já que os dois países compartilham os leitos de seis rios, não se entendendo relativamente à gestão destes recursos hídricos.
Guterres lembrou que era o primeiro-ministro de Portugal, quando assinou com Espanha um acordo, em 1998, para gerir a água dos rios que os dois países europeus compartilham.
«Este exemplo mostra que é possível uma cooperação eficaz para resolver esse género de problemas», explicou o secretário-geral da ONU.
António Guterres, que tem apelado para ações mais vigorosas para enfrentar a emergência climática, acrescentou que «paz, prosperidade, dignidade e direitos humanos para todas as pessoas são o objetivo do desenvolvimento sustentável».
Guterres destacou a importância do desenvolvimento sustentável para todos os países e comunidades, já que os efeitos das mudanças climáticas não respeitam fronteiras.
«Nenhum país pode dizer que é imune aos seus efeitos (da mudança climática)», disse o secretário-geral, lamentando que o «ritmo da mudança seja lento», quando se procura alcançar metas de desenvolvimento sustentável.
Durante a palestra, Guterres deu o exemplo do próprio Paquistão, país pelo qual desenvolveu afinidade durante as suas muitas visitas como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre 2005 e 2015.
«É injusto que o Paquistão esteja na vanguarda do impacto negativo das mudanças climáticas. O Paquistão contribuiu pouco para o problema», disse Guterres.
Além da conferência sobre mudanças climáticas, Guterres participou numa reunião com refugiados do Afeganistão, Iémen e Tajiquistão que estão em solo paquistanês.
«A minha primeira reunião no Paquistão: gerações de refugiados afegãos que compartilharam histórias emocionantes, as suas esperanças e os seus sonhos», escreveu o líder da ONU na sua conta da rede social Twitter.
Guterres participou ontem (17 de fevereiro) numa conferência que assinalou o 40.º aniversário da chegada de refugiados afegãos ao Paquistão e esteve presente no início de uma campanha de vacinação contra a poliomielite, um grave problema neste país asiático.
Foto: © ONU/MArk Garten
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta