Em 2019 começamos o Programa de Ação Cultural externa com cerca de 1.600 iniciativas programadas, em 85 países, mais 200 do que as previstas no início do ano passado. Este ano voltamos a ter uma programação abrangente e diversa, da literatura ao cinema, das artes performativas às artes visuais, passando pela realização de várias exposições e festivais. Destaco o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner, a comemoração dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e o ciclo Portugal/China como grandes momentos para 2019.
A Cultura é a nossa marca distintiva e nos últimos três anos este Governo tem desenvolvido uma estratégia integrada, que afirma a Cultura enquanto fator de desenvolvimento social, das comunidades, dos públicos e dos agentes culturais.
Quero deixar uma palavra especial às comunidades portuguesas, os melhores embaixadores que Portugal tem pelo mundo e que atestam que a internacionalização da nossa cultura é um desafio partilhado e uma aposta sempre ganha. Temos de continuar a afirmar Portugal com o que é hoje a nossa produção cultural, até porque é cada vez mais evidente que estamos muito bem posicionados para, de todas as maneiras, nos afirmarmos como uma grande potência na Europa e no Mundo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta