Situação na Venezuela é crítica e portugueses estão apreensivos.
Os deputados do PSD, eleitos pelos círculos eleitorais de Fora da Europa e da Madeira reuniram, ontem, com o embaixador da Venezuela em Portugal com o objetivo de analisarem a situação vivida naquele país e as consequências para a comunidade portuguesa.
“Durante a reunião exprimimos o nosso empenhamento na busca de soluções pacíficas e democráticas que ajudem a superar a crise que presentemente se vive na Venezuela, solicitando igualmente toda a atenção possível para os portugueses ali residentes, pedindo uma particular proteção das autoridades locais para a sua segurança pessoal, dos seus bens e dos seus negócios”, refere José Cesário.
A informação foi transmitida num comunicado assinado pelos deputados sociais-democratas José Cesário, Carlos Páscoa, Sara Madruga da Costa, Rubina Berardo e Paulo Neves, após o encontro com o diplomata, Lucas Rincón Romero, em Portugal há 11 anos.
Por outro lado, assegura, “fizemos igualmente sentir a importância da cooperação entre as autoridades dos dois países de forma a que os mais carenciados e os doentes tenham acesso a medicamentos e bens de primeira necessidade, que os ajudem a superar as enormes dificuldades com que se debatem”.
“Expressámos igualmente um pedido veemente no sentido de os cidadãos nacionais que se encontram presos, na sequência das recentes manifestações que ali tiveram lugar, poderem ter direito ao necessário acompanhamento diplomático e a todas as garantias de defesa consonantes com as regras do Estado de Direito”, concluiu Cesário.
O embaixador da Venezuela reafirmou a “sua enorme consideração” para com a comunidade portuguesa naquele país, disponibilizando-se para prestar todo o apoio possível à mesma e mostrando um especial empenhamento na relação entre os dois países.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta