Portugal voltou a crescer em termos económicos após 2014. É um crescimento que tem acompanhado o ritmo de desenvolvimento da União Europeia e muito principalmente dos nossos principais parceiros.
É um crescimento visível, com fortes repercussões no plano social, fortemente impulsionado pelo turismo, pelas exportações e pelo investimento externo.
Mas, há que reconhecer que, para tal sucesso se verificar, o contributo dos portugueses residentes no estrangeiro foi e é decisivo…. Decisivo no investimento que eles aqui efetuam, decisivo nas remessas financeiras que não param de aumentar, decisivo na divulgação do País, decisivo na captação de turistas e de novos residentes, decisivo na requalificação urbanística…
Claro que sabemos bem que há riscos muito fortes para a consolidação deste crescimento que não estão ultrapassados. A enorme dívida pública e privada, a degradação da qualidade dos serviços públicos, a instabilidade internacional, entre outros, são fatores a ter em consideração para o futuro, mas a verdade é que tal não invalida o reconhecimento do enorme esforço feito pelo Povo Português para superar a grave crise que se viveu a partir de 2010. E aí a ajuda e o incentivo da nossa Diáspora foram decisivos.
Refiro isto no momento em que celebramos mais um Dia de Portugal, tradicionalmente também o Dia das nossas Comunidades, para agradecer o seu trabalho em prol do nosso futuro.
Se nos orgulhamos hoje de termos um País prestigiado e com níveis de desenvolvimento de primeiríssimo mundo, tal deve-se a um esforço coletivo em que todos, incluindo os que residem no exterior, tiveram e têm um papel insubstituível.
De cada vez que ganhamos um prémio internacional, sempre que vemos o nosso País ser reconhecido pela qualidade dos nossos produtos, quando algum português é distinguido pelo seu sucesso, nos momentos em que vemos algum português ser eleito ou nomeado para lugares de grande responsabilidade mundial, é a globalidade do Mundo Português, incluindo a nossa Diáspora, que é valorizada e promovida.
E isso, para mim, é um fator de enorme orgulho, um orgulho ainda maior quando tenho a honra de representar no nosso Parlamento uma grande parte deste extraordinário universo dos portugueses que vivem, trabalham e lutam um pouco por todo o Mundo.
Por isso agradeço pela oportunidade de vos representar ao longo destes últimos anos.
Obrigado a todos e Viva Portugal!
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta