A festa dos sabores portugueses decorre este ano em Viseu, cidade que se assume em 2019 como “Destino Nacional de Gastronomia”. As celebrações, que decorrem até hoje, incluem demonstrações de cozinha, debates, um jantar solidário e a Rota dos Restaurantes de Viseu.
Depois de Aveiro, Lisboa e Vila Nova de Gaia, é a vez da cidade de Viseu acolher as celebrações do Dia Nacional da Gastronomia. A festa decorre este fim de semana no Solar do Vinho do Dão e inclui mostras gastronómicas, roteiros culinários, debates, harmonizações com vinho do Dão e um jantar solidário, onde se juntam chefs de cozinha, vários produtores e Confrarias Portuguesas, cujo lucro reverterá para a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).
As comemorações da cozinha tipicamente portuguesa estendem-se a todo o concelho de Viseu, com 18 restaurantes daquela região a prepararem ementas especialmente concebidas para a ocasião.
A entrada no Solar do Vinho do Dão é gratuita (entre as 11H00 e as 20H00) e pode ainda assistir a iniciativas como o “Troféu Portugal”, um concurso de cozinha que junta chefs de cozinha profissionais, produtos e produtores, com o objetivo de dar mostra do que se faz em Portugal. Para isso, os concorrentes têm o desafio de confecionar um menu composto por uma sopa, um petisco, um prato de cozinha regional e um prato de cozinha contemporânea que será avaliado no seu todo pelo júri.
Se acha que ainda é pouco, assista ao concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, onde são desafiados quatro alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e quatro alunos do Centro de Formação Profissional da Galiza, para prepararem ao vivo um prato com produtos tradicionais portugueses.
Como facilmente se percebe, motivos não faltam para (a)provar e saborear o melhor da nossa gastronomia.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta