A distribuidora Lusovini vai levar duas dezenas de importadores estrangeiros numa viagem pelas principais regiões vitícolas portuguesas com o intuito de mostrar que os vinhos portugueses “casam bem” com as gastronomias de diferentes continentes.
O grupo Lusovini – que produz e distribuiu quase 90 marcas de vinhos portugueses em todo o mundo – realiza, de 19 a dia 25, uma “wine tour” para alguns dos mais relevantes importadores de vinhos portugueses nos Estados Unidos da América, Brasil, Angola, Moçambique, China e noutros mercados orientais.
Ao longo da semana serão confecionados alguns pratos com apontamentos dedicados às gastronomias dos convidados, importadores, mas também alguns jornalistas e críticos do setor, que evidenciem a ligação dos vinhos portugueses com as gastronomias africanas, brasileira, asiática e norte-americana. Entre os chefs estarão Vítor Sobral, Luís Almeida, Rui Paula e José Júlio Vintém.
O tema desta viagem de uma semana será a ligação entre o vinho, a arte e o património – estando incluídas no roteiro visitas aos centros históricos de Lisboa e Évora, ao Museu da Tapeçaria em Portalegre, à Biblioteca Joanina e ao Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra, ao centro histórico do Porto e ao Museu Grão Vasco em Viseu.
“Pretendemos mostrar onde se produzem algumas das 90 referências que a Lusovini comercializa mundialmente, mas também a gastronomia, cultura, paisagem e património histórico e artístico das regiões vitícolas portuguesas. O nosso grande objetivo é valorizar o vinho e dar-lhe mais força, apresentando o todo”, evidenciou à agência Lusa o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes.
As viagens pelas principais regiões vitícolas portuguesas permitem um novo olhar sobre os vinhos nacionais, levando os importadores estrangeiros a perceber as diferenças entre os vinhos e o que lhes está associado.
“Estas viagens servem para isso, para credibilizar o país como um todo e, mais do que os 15 cêntimos de desconto, é sentirem que por detrás dos vinhos portugueses está um potencial enorme por descobrir”, concluiu.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta