A OxaláEditora, que publica obras de autores portugueses e lusodescendentes a viver fora do país, está a preparar a segunda Antologia de Poetas Portugueses na Diáspora, a ser publicada no outono deste ano. A iniciativa editorial, lançada pela primeira vez em 2016, surgiu na sequência do elevado número de pedidos de informação de poetas lusos a residir no estrangeiro.
«Uma vez que as pessoas são confrontadas com as dificuldades no mercado da distribuição, decidimos que seria mais viável integrá-los numa antologia de poetas da diáspora», explicou Mário dos Santos, e ditor e responsável pela Oxalá Editora.
Mário dos Santos acredita que “na diáspora há muita gente que escreve com qualidade” e a Oxalá pretende fazer um trabalho de “descoberta desses autores”.
«Numa antologia podemos inserir poetas de vários continentes, ver e sentir quais são as preocupações poéticas dos portugueses em diversos países» refere Mário dos Santos, acrescentando que «a saudade é um elemento muito importante para quem escreve poesia na diáspora».
A OxaláEditora, sediada em Dortmund, na Alemanha, foi criada em junho de 2015 e esteve associada ao jornal Portugal Post, que publica há 25 anos um jornal mensal dedicado à comunidade portuguesa neste país.
A submissão dos poemas poderá ser feita até 30 de setembro de 2018. Quem quiser participar terá de enviar 8 poemas da sua autoria, com um máximo de 32 linhas por poema, e uma pequena nota de apresentação biográfica, como explica a editora na página sobre as normas de participação nesta 2.ª edição.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta