A empresa portuguesa Efacec foi contratada pela Eletricidade de Moçambique e pela Neoen, uma empresa francesa de energias renováveis, para construir e operar a Central Solar Fotovoltaica de Metoro, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Num comunicado, a Efacec informa que aquela central de Metoro será a central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique, com uma capacidade de produção de 68 gigawatts/hora por ano, devendo entrar em funcionamento no final de 2020.
O projeto adjudicado à Efacec, uma empresa que opera em Moçambique há mais de 20 anos, foi desenvolvido pela Neoen em parceria com a Electricidade de Moçambique e visa contribuir para o alcance dos objectivos do país na diversificação das fontes de energia e para garantir o acesso da mesma a 100% da população moçambicana até 2030.
«O contrato inclui o fornecimento de uma solução completa, incluindo a interligação em alta tensão à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção da central» lê-se na nota.
A Efacec é uma empresa que desenvolve soluções para sistemas solares, incluindo autoconsumo, sistemas híbridos e instalações fotovoltaicas de grande escala, com cerca de 300 megawatts instalados em todo o mundo, estando presente em mercados como a Europa, Estados Unidos da América, América Latina, Ásia, Médio Oriente e África.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta