Luís Viegas lançou esta semana, na UCCLA, o livro ‘Butá Kloson Ba Lônji – Cancioneiro da Música Popular São-Tomense’.
O surgimento dos grupos musicais de São Tomé e Príncipe, a sua mensagem política e a implicação que produziu no seio das relações sociais, são a base do livro “Butá Kloson Ba Lônji – Cancioneiro da Música Popular São-Tomense” da autoria do Embaixador de São Tomé em Portugal, Luís Viegas.
Neste livro, em que mostra parte do repertório musical das ilhas, Luís Viegas responde à vontade de partilhar com o público a sua paixão pelas línguas nativas de São Tomé e Príncipe, em particular pelo crioulo “santomé”.
Luís Guilherme D’Oliveira Viegas nasceu em 1967, em São Tomé e Príncipe. Fez o ensino primário e liceal em São Tomé. Iniciou a sua atividade profissional como professor de francês, área em que se formou pela Universidade Balise Pascal de Clermont-Ferrand, França (Letras Modernas).
Obteve o diploma de tradutor e intérprete de Conferência pela INA – Instituto Nacional de Administração de Portugal – e graduou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília, Brasil. Diplomata de carreira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de São Tomé e Príncipe, onde ocupou vários cargos de direção.
É embaixador extraordinário e plenipotenciário de São Tomé e Príncipe em Portugal e Marrocos. É representante permanente deste país junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta